Educar Com Mindfulness



 Sinopse

" Há uma pequena história zen de que me procuro lembrar quando estou perante novos ensinamentos. Um mestre japonês concedeu uma audiência a um professor de filosofia que queria saber mais sobre o zen. Ao servir o chá, o mestre encheu a chávena do visitante, mas continuo a despejar sem parar, mesmo depois de começar a transbordar. O professor de filosofia observava ate que não conseguiu mais conter-se e, ordenou: "Pare! A chávena está completamente cheia, não cabe mais nada no seu interior|!" O mestre disse: "Como esta chávena, você também está cheio, de opiniões e ideias. Como posso mostrar-lhe o que é o zen, sem que antes esvazie a sua chávena?" "


Quando um filho emerge no nosso mundo, algo muda dentro de nós, nem nos damos conta do quanto. Tornar-nos pais é o acontecimento mais belo da nossa vida, mas também o mais desafiante, porque não existe uma forma simples, única e correta para a prática da parentalidade.

Nada nos ensina, a vencer os pequenos obstáculos do dia -a -dia, na educação de um pequeno novo ser, sejam eles ao nível do sono, da alimentação, birras, entre outros.

Estar responsável pela educação de uma criança testa-nos, o que nos faz questionar a verdade e a certeza de todas as nossas ações.

Mikaela Övén (Os 7 Princípios do Mindfulness), procura mostrar-nos como o Mindfulness pode tornar-se em algo positivo e eficiente, quando aplicado á parentalidade. 

Resenha

Naturalmente que esta obra, foi uma das que se destacou perante os meus olhos, na livraria, pelo simples facto de me ter tornado mamã recentemente.

E, como todas as mamas, sinto aquela preocupação desmedida, que dá vontade de roer as unhas, de saber se estou a transmitir a educação ao meu rebento, da melhor forma, de forma que este cresça de acordo com os meus valores e perspectivas (vai sonhando abelha, dizem vocês, deixa-o chegar a adolescência e ele diz, onde coloca as tuas perspectivas, eu sei, mas não custa tentar, não é verdade), Educar com Mindfulness, propõe-se exatamente a isto, tal como vários livros, dentro deste género literário.

Mas, para mim, este difere pelo simples facto, que se enquadra numa educação mais positiva, consciente, não só em termos das necessidades físicas da criança como emocionais.

O que na minha perspectiva se evidencia mais neste livro, é que o seu conteúdo não é sobre crianças e direcionado para os pais, mas sim, sobre crianças, para as crianças.



A autora preocupa-se com estes novos seres como um todo, considerando que estes, tem que ser respeitados como tal, por isso, não pretende verga-los a vontade do adulto.

Tendo antes a preocupação, de tentar ajudar o adulto a que ele se prepare, para educar o seu filho de forma respeitosa, tendo sempre em conta a sua individualidade e o seu tempo de crescimento, em cada etapa da sua vida.

Sim, adorei o livro, identifico-me bastante com a visão de Mikaela Övén, apesar de ser a primeira a afirmar a velha e conhecida expressão: "é mais fácil dizer do que fazer".

Autora

Mikaela Övén, ou Mia, nasceu em 1976, na Suécia, vive em Portugal desde 2001 e é mãe de três filhos.

Estudou ciências comportamentais na Universidade de Lund, Suécia, e é licenciada em Recursos Humanos com a especialidade de desenvolvimento de competências pela Universidade de Malmo, Suécia.

É coach e practitioner em Programação Neurolinguística, certificada em Competências de Relacionamentos nas Escolas, facilitadora Family Lab e instrutora de Mindfulness certificada desde 2012. 

Estudou Generative Coaching, Family Communications e Positive Parenting. É também fundadora da Academia de Parentalidade Consciente. 

Apaixonada pelo Mindfulness e Parentalidade Consciente, Mia Övén inspira há vários anos indivíduos e famílias na busca de harmonia e equilíbrio, através dos seus livros, textos, rubricas na rádio e televisão, cursos e palestras.



Biografia apresentada pela Porto Editora
















Mensagens populares