Resenha : Conduz o Teu Arado Sobre Ossos dos Mortos


Sinopse

    Janina Duszejko é uma professora reformada com alguma idade, que vive numa remota aldeia polaca, o seu passatempo favorito é sem qualquer margem de dúvida, a realização de mapas astrológicos de todos que cruzam o seu caminho (por isso, já sabem quando se cruzarem com uma anciã que a primeira questão que vos coloca é a vossa data de nascimento, é porque ela tenciona descobrir tudo sobre as vossas vida s através dos astros. Guardem a vossa data de nascimento como se fosse um código bancário.).
O segundo hobby favorito é a tradução da obra de William Blake com o seu amigo e ex-aluno Dizzy.
A sua aldeia vive sobretudo da caça, os caçadores perturbavam imenso Janina (e imagino que estes, também se sentissem muito perturbados por ela) porque ela possuía um amor profundo e genuíno pela vida animal.
Um certo dia um destes caçadores morre de forma peculiar, o mesmo acaba por se suceder a outros, o que leva Janina a abrir uma investigação intensa, que a leva a conclusão de que os animais estão a vingar-se dos humanos, mais precisamente dos caçadores.

Será que ela tem razão? Ou será que existe algo mais por detrás destas mortes?

Resenha

    Eu considerei "Conduz o teu arado sobre os ossos dos mortos" um livro magnífico. 
Nos dias de hoje os livros tendem a ser demasiado previsíveis, mas este não é um desses casos, a autora conseguiu surpreender-me totalmente com o desfecho da sua narração, nunca em um milhão de anos, iria me ocorrer o desfecho que a autora deu á sua história.
Eu estava extremamente desejosa de ler este livro, as críticas eram muito boas o que me deixou bastante empolgada (por isso, não imaginam como eu fiquei, quando a minha querida Irmã A.S, me disse que o livro, Viagens, da mesma autora era ainda melhor, não vejo a hora de lhe deitar a mão.).
Janina Duszejko é uma personagem que apesar, de ser exageradamente protetora aos olhos da maioria das pessoas, de tal forma que algumas personagens no livro a consideram-na uma velha senil, tenho a certeza que muitos de nós conseguimo-nos rever um pouco nela, ou pelo menos todos os que sentem algum tipo de compromisso moral com a natureza.


Talvez não de forma tão entusiástica, mas pelo menos de uma forma geral (ou pelo menos gostaria de acreditar que sim), penso que quase todos nós, preocupamo-nos como temos tratado a natureza e os animais que nos rodeiam e o impacto que isso tem sobre o planeta como um todo.

Nminhopinião, a personagem principal, Janina é uma extensão da autora, se pensarmos que a própria é vegan e uma grande ativista pela causa dos animais. 

Penso que autora inspirou-se grandemente em si própria e na sua visão do mundo para a criação da personagem de Janina.


O seu livro é brilhante a meu ver, é uma mescla interessante, de um policial, com umas pitadas de comédia (ou se calhar humor negro, será a expressão mais correta) ao mesmo tempo, consegue passar uma mensagem de suma importância e muito atual. Este conjunto faz deste livro uma leitura eficiente e prazerosa.

Com o decorrer da leitura entende-se perfeitamente, o porquê de tantas críticas positivas e de todos os prémios que tem ganho nos últimos anos. Verdadeiramente magnífico, fiquei a ser a sua fã número um.
Corram ás livrarias para comprar este livro, vale a pena. Eu vou correr para comprar, o seu livro, intitulado " Viagens", obrigado A.S pela recomendação.

Autora

Olga Tokarczuk é uma escritora que não será esquecida pela historia. Nasceu em Sulechów, na Polônia, em 1962. Graduou-se em psicologia, área que exerceu, antes de se dedicar à literatura.

O seu trabalho começou a ser reconhecido em 1989, com a sua Coletânea de poesia Miasta w lustrach ("Cities in Mirrors") e os seus romances Podróż ludzi księgi ("The Journey of the Book-People"), E. E., mas foi com Prawiek i inne czasy, que esta começou a ter realmente notoriedade, tendo lançado a sua carreira.

A sua escrita é caracterizada por uma prosa breve e ensaios. Nos últimos anos tem recebido muitos prêmios internacionais, facto que só demarca a qualidade da sua escrita. Já recebeu o prêmio Nobel de literatura, o prêmio Nike e prêmio internacional Man Booker.

Comentários

Anabela Santos disse…
Li este livro com imensa satisfação. Logo de seguida atirei-me às Viagens - fabulosamente bem escrito e já estou neste último (que por acaso parece ter sido o primeiro) aqui publicado, Outrora e outros tempos . que vai a mais de meio e sempre aliciante. Queremos saber o que aconteceu depois e depois e depois....este fala-nos também da guerra (II Guerra Mundial) e de uma terra imaginária que tem 4 anjos nos pontos cardinais, personagens fantásticas, com um quê de esotérico, paranormal...fiquei fã desta escritora polaca. Venha o próximo livro e eu leio. :)
Laura Rocha disse…
Também fiquei super curiosa com o livro As Viagens e, a culpa é tua que me deixas-te com o bichinho da leitura, por esse livro minja querida Irmã. Obrigado pelo teu apoio e por seres sempre querida e honesta.
Ps: Fica desde já o convite público para se quiseres fazer uma resenha para o meu blogue, de um livro que te tenha marcado. Seria uma honra amiga.🥰

Mensagens populares